O National Lubricating Grease Institute (NLGI), ou Instituto Nacional de Graxas Lubrificantes, é a entidade norte-americana que estabelece uma classificação para as graxas com base na medida de sua consistência, dada pelo método ASTM D217. O resultado deste ensaio é expresso em décimos de milímetros, e representa a penetração de um cone metálico em uma amostra de graxa sob determinada temperatura. Uma variação deste ensaio, chamada de penetração trabalhada, nos dá uma noção mais precisa da consistência da graxa durante sua aplicação. Para este ensaio, antes de posicioná-la sob o cone metálico do ensaio de penetração, a amostra de graxa passa por um equipamento especial, onde é submetida a uma série de impactos que simulam o trabalho da graxa. A principal vantagem das graxas lubrificantes é que permanecem no local de aplicação e, devido sua consistência, resistir aos efeitos gravitacionais. As graxas se diferenciam com base no tipo de espessante, viscosidade do óleo base e sua consistência. Existem dois principais grupos de graxas: as espessadas com sabões e as espessadas com outros componentes. Para ambos os casos o óleo base pode ser tanto mineral, quanto sintético.
De uma maneira geral, a informação dos ensaios de penetração de uma graxa nos indicam o quão fluida ela pode ser. A seguir deixamos uam tabela de referência:
A NCH conta com diversas graxas multipropósito, inclusive para condições extremas e de grau alimentício. Entre em contato para para mais informações. Referências: https://www.nlgi.org/
0 Comentarios
Deja una respuesta. |